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13 de dezembro de 2011

Como? Aumentar de 90´/semana para 67´/semana? Aumentar?

Sobre as disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas temos, na proposta de Revisão da Estrutura Curricular, o seguinte:
No JN de hoje temos isto: 

Jornal de Notícias, 13 de Dezembro de 2011
Resumindo: por cada duas semanas, os alunos passarão dos actuais 180 minutos de aula por cada uma destas duas disciplinas, para 135 minutos, ou seja, por semana, a carga horária destas disciplinas passará de 90 minutos para 67 minutos! Aumento da carga horária? Onde?

Das duas, uma! Ou é falha de comunicação, ou andam a brincar com alunos, pais e professores!

Aqui fica a minha proposta (é só clicar no título):

10 comentários:

Cláudia Machado disse...

Se calhar estou cada vez mais "loura" mas, a ser assim, não faz sentido que apareçam 6 tempos semanais para CFQ/CN na matriz curricular. Não será algo do género: 1 bloco CFQ- a turma toda
1 bl CN- a turma toda. o 1º turno tem mais um bloco de CFQ e o 2º de CN. Na semana seguinte, trocam. O 2º turno tem mais um bloco de CFQ e o 1º turno de CN. No total têm 6 tempos semanais a CFQ/CN. Será assim?

Rui disse...

Corrija-me se estiver enganado. Se numa semana uma turma estiver dividida ao meio entre CFQ e CN então a cada metade será lecionado 90 + 45 min = 135 min o que corresponderá aos 6 tempos totais (2 x 135 = 270) das duas disciplinas. Havendo troca na semana seguinte será o mesmo e no total cada disciplina terá 270 min. Este sistema ou outro parecido parece-me desastroso pois basta haver um feriado numa semana para alterar o equilíbrio dos turnos. A mim parece-me mais razoável 45 + 90 min desdobrado e as escolas fazerem um esforço para as aulas dos turnos serem leccionadas no mesmo dia.

educar A educação disse...

Cláudia,
O que diz, foi o que eu pensei que poderia ser e até defendi na proposta que apresentei em: http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/12/proposta-de-alternanciadesdobramento.html
Mesmo assim no conjunto das duas disciplinas perde-se 45 minutos no 9º ano.
No entanto, a ser verdade o que dá a entender o JN, ou seja, que alternam as disciplinas, sem referir se é na totalidade ou parcialmente, a ser totalmente, é óbvio que semanalmente os alunos ficam com menos 3 tempos, o que não está de acordo com a matriz do 3º ciclo apresentada ontem na proposta do MEC. Mas será que isso vale alguma coisa? Era bom que o MEC esclarecesse o que foi dito pelo director-geral da DGIDC. Mas se a alternância for mesmo para a totalidade da carga horária, também não há nada a esclarecer.

educar A educação disse...

Rui,
Os 6 tempos, tal como diz, serão leccionados semanalmente pelos 2 professores das disciplinas, mas não deve esquecer que os 6 tempos que estão na matriz apresentada são os que efectivamente os alunos têm semanalmente e, assim sendo, só há 3 tempos presenciados pelos alunos. Mas isso vale o que vale!
A questão do feriado é pertinente, mas se alternar sempre em relação ao último turno leccionado, já deixa de ser tão problemático.

António disse...

Realmente estive a fazer as contas e se for como o JN diz os alunos perdem metade da carga horária, o que não deve estar correto. Infelizmente os jornalistas deste país são extremamente incompetentes e não transmitem as informações corretamente. De qualquer forma esta "alternância" deixa-me de pé atrás pois parece-me algo confuso e penalizador para os docentes e também alunos que irão sempre fazer confusão com as aulas que vão ter nessa semana.

Anónimo disse...

Boa noite
Começo a ficar farta de ler tantas teorias sobre a alteração ao modelo do desdobramento das aulas de ciências... mas a mais estúpida de todas que encontrei foi aqui... deixarem-se ir em cantigas de noticias de jornais... até aposto que nem o próprio ministro sabe bem ao certo o que irá fazer daí ter deixado tudo em aberto (talvez para ganhar tempo e ver as nossas apostas e pegar naquela que mais recursos poupará aos cofres do estado...)
Estou cada vez mais desapontada com este ministro e com a nossa classe...
Isabel

educar A educação disse...

Isabel,
Onde? Onde? Ora venha de lá essa teoria!
Facto: "Metade da turma terá Ciências, a outra Físico-Química e na semana seguinte trocam"???
Não fazendo qualquer aposta, quanto a propostas é no post de baixo.

Anónimo disse...

Bom dia
Fico realmente espantada com o seu comentário... até porque se vim aqui parar ao seu blogue foi porque visitou um dos melhores blogues de professores (profslusos) e onde deixou o link para aqui... se tivesse com atenção ter-se-ía dado conta que também outros colegas deram a sua interpretação à alteração ao modelo do desdobramento das aulas de ciências.
Se tiver interessada poderá lá encontrar a minha interpretação, vale o que vale, assim como todas as outras opinião... mas a sugestão deste jornal é a mais engraçada de todas...
Até sempre e boa semana para todos.
Isabel

Anónimo disse...

Não ficará a turma dividida em turnos e numa semana um dos turnos tem CFQ (6h) e o outro CN(6h) e na semana seguinte alternam?

educar A educação disse...

Relativamente ao comentário das 12:48:
O raciocínio que formulou para fazer a sua pergunta é o mesmo que eu faço e que apresentei como proposta aqui (post anterior):
http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/12/proposta-de-alternanciadesdobramento.html
Mas não posso ignorar o conteúdo do recorte que fiz do JN! Pelo que...