Autor

15 de dezembro de 2011

Engenharia Curricular: Desdobramento nas Ciências

Considerando o aumento da carga horária nas Ciências e a crer que o desdobramento seja feito da seguinte forma:

  • Horário permanente: 90 minutos CN + 90 minutos CFQ (2 blocos num total de 180 minutos);
  • Horário alternado semanalmente por turnos: 90 minutos CN ou 90 minutos CFQ (1 bloco de 90 minutos).

... estaremos, eventualmente, perante um exercício de verdadeira Engenharia Curricular, fazendo eco da famosa expressão: "Fazer mais com menos". Analisemos então os pontos positivos e negativos:


+
  • Aumento da carga horária para os alunos (de 90 minutos para 135 minutos);
  • Manutenção dos desdobramentos das turmas (de semanal para quinzenal);
  • 90 minutos vocacionados para a componente teórica;
  • Mais 90 minutos quinzenais destinados à componente prática;
  • Redução, em 45 minutos, da carga horária leccionada no 9º ano (em escolas com desdobramento de 90 minutos);
  • Menos um argumento para o não "cumprimento do programa das metas".

-
  • Aumento do desemprego.

Nota: Para este grupo de professores (510 e 520) subtrai-se directamente mais 45 minutos provenientes da redução da carga horária na disciplina anual do 12º ano (Biologia / Geologia / Química / Física) e indirectamente a redução da carga horária agora afecta a Formação Cívica.

1 comentário:

Ana disse...

1 ano com …
…originalidade e sem falso moralismo.

Vou tomar a liberdade de eleger aqueles que foram, para mim, os melhores posts:


http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/02/o-limite-de-um-professor-contratado.html

http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/02/texto-de-um-amigo.html


1 ano sem …
…exibicionismo:

“Ao exibir anúncios noutros sites para além da página de resultados do Google, o Google expandiu a exposição daqueles anúncios. Os anúncios passaram assim a ser exibidos em inúmeros sites por toda a internet (em vez de apenas no site do Google). Mais exposição significa mais cliques, mais tráfego para os sites dos anunciantes.”.

Sendo assim, mais tráfego para os sites dos anunciantes, mais receitas para o Google, e, receitas também para quem tiver um blogue "com publicidade".
APENAS uma questão de convicções!

Por último, uma fábula:

“Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra: Posso fazer três perguntas? Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, …, podes perguntar. Pertenço à tua cadeia alimentar? Não. Fiz-te alguma coisa? Não. Então porque é que me queres comer? PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!”

É assim... Diariamente, tropeçamos em cobras! Porém, é com os seus venenos que se preparam os antídotos.


PARABÉNS,

Sempre “atentamente”,

Ana