Autor

6 de abril de 2012

A Prova de Ingresso e os "mais bem preparados".


“Estamos a dar uma grande atenção à formação inicial de professores, avaliação e seleção. Queremos que os professores que vão ensinar sejam aqueles mais bem preparados” Nuno Crato



Comentário:

Esquece-se o Ministro que quando chegou ao MEC mal conhecia, ou mesmo desconhecia, os dossiers e que teve de se preparar? Seria, porventura, o crivo de uma eventual prova de ingresso, que poderia seleccionar o “Messias” mais bem preparado para o cargo?
Não é certamente por não ter passado por uma prova de ingresso que o trabalho de Nuno Crato é melhor ou pior.
              -//-
Há professores na carreira, provenientes das mais variadas formações, que à época encontraram no ensino o seu posto de trabalho, e não é por isso que são piores ou melhores.
Há professores que leccionam disciplinas que contêm conteúdos nunca abordados na sua área de formação, e não é por isso que são piores ou melhores, nem que as aulas dessas disciplinas ficam por dar.
No caso das Áreas Curriculares Não Disciplinares (ACND) foi notório, aquando da sua introdução, o grau de impreparação dos professores e não foi por isso que essas aulas ficaram por dar com qualidade.
-//-
Será que os professores actualmente nas direcções e que vão perder o cargo com a formação dos mega-agrupamentos, voltando a dar aulas, são “aqueles mais bem preparados” para ensinar? São! Prepararam-se como todos os outros!
Serão aqueles que leccionam só no 3º ciclo, há anos, os mais bem preparados para leccionar no secundário (e vice-versa)? São! Prepararam-se como todos os outros!
            -//-
Prova de ingresso? Mas então para que serviu, serve e servirá a ADD?
-//-
Todos sabemos que noutras profissões se fazem exames/provas de acesso. A diferença, em relação aos professores, está aí mesmo, no saber. Enquanto noutras profissões os candidatos, nem é à profissão, é aos cursos que levam à profissão, já sabem do dito exame, no ensino, o MEC quer introduzir alterações no acesso à carreira, de profissionais com uma licenciatura/mestrado e anos de serviço!
-//-
Prova de ingresso com base em conhecimentos académicos? É com esse tipo de provas que vamos ficar a saber quem são os mais bem preparados para ensinar?

Aquilo que melhor sabemos sobre Educação aprendemo-lo sendo Professores.

Caro Ministro, deixe-nos ser professores com Ser, crie estabilidade produtiva em vez de estabilidade conformista, e talvez tenha os professores mais bem preparados. Seja um líder, motive, e, já agora, mude o argumento sobre a Prova de Ingresso, porque este não colhe!

Sem comentários: