Autor

1 de junho de 2012

Matrizes Curriculares - 3ª Mudança em 8 dias!

Nem com engenharia curricular
lá chega...
As convicções pedagógicas e de gestão são tantas, que o MEC anda manifestamente a navegar à vista!
Não contando com as matrizes de 26 de Março, desde sexta-feira passada o MEC já apresentou mais 3 matrizes diferentes!
Nesta última alteração o MEC, por coincidência ou não, recua em relação aos tempos de Educação Visual no 3º ciclo, onde esta poderia, na opção por tempos de 45 minutos, ter mais um tempo por ano de escolaridade. Essa mesma medida poderia reduzir os tempos na Educação Física. Com a alteração de hoje é caso para dizer que o resultado ao intervalo é o seguinte:


Educação Visual 1 - 1 Educação Física


onde se lia em 25 de Maio:
"b) Do total da carga, no mínimo, 90 minutos para Educação Visual, nos 7.º e 8.º anos e 135 minutos no 9.º ano."

entre 30 de Maio e 1 de Junho leu-se: 
"b) Do total da carga, no mínimo, 100 minutos para Educação Visual, nos 7.º e 8.º anos, e 150 minutos no 9.º ano."

a partir de 1 de Junho lê-se:
"b) Do total da carga, no mínimo, 90 minutos para Educação Visual, nos 7.º e 8.º anos e 135 minutos no 9.º ano."

Documento completo [Matrizes curriculares]

16 comentários:

GM disse...

Boa tarde!! Onde é que saiu esta alteração??

educar A educação disse...

GM,

Atá me esqueci de colocar o link, também é sempre o mesmo, só muda o conteúdo. Já coloco.

Um abraço.

Marco disse...

Isto é mesmo ridículo!! O ME anda mesmo aos papeis!!

Anónimo disse...

MEC:
emigrem por favor!

Anónimo disse...

Curioso é o Guinote me ter impedido de comentar no blogue dele e do Fafe por eu fazer pequenas e educadas críticas ao ministro Crato e, depois disso, andar a fazer de conta que também é crítico... suave.
Do que ele não gostou mesmo foi no nick, que o fez atirar-se a mim como gato a bofe: "O Crato é bom!"

Anónimo disse...

que grande novidade... a forma fofa como o blog do Guinote está orientado é de apoio encaputado ao Crato através da omissão do massacre à classe.

Anónimo disse...

Mais criticas diretas ao ministro Grato tem sido feitas pot blogs de não professores como por ex kaos e outros.

Anónimo disse...

Mais criticas diretas ao ministro Grato tem sido feitas pot blogs de não professores como por ex kaos e outros.

Anónimo disse...

Anónimo das 21H58
Diziam-me que ele era imparcial e que tinha o blogue com comentários abertos. Há pouco não disse, mas o Guinote pensou que eu era de um dos sindicatos, atacou-me ferozmente e passou primeiro a moderar (dois ou três) e depois a proibir (os últimos dois). Tenho pena de não ter gravado os que não foram publicados para se ver se aquilo é ou não paranóia. Será que estava a contar com um jobezito e agora já perdeu as esperanças?
(O Crato é bom)

Paulo G. disse...

O "anónimo>" é mentiroso!

O "anónimo" é palerma e imbecil.

PIM!

Anónimo disse...

Lamento, mas o "anónimo" falou verdade e supostamente não é imbecil.
Aqui vão a atitude de Guinote e os meus comentários.
O último foi colocado suponho que dois dias depois. E dos últimos não tenho cópia mas não foram colocados.
Mas, sinceramente, só me incomoda que odiozitos levem a isto.
http://educar.wordpress.com/2012/04/17/agenda-135/
(O Crato é bom)

Anónimo disse...

Nunca tive problemas no "umbigo".
É um blog completamente livre.
Não percebo.

Anónimo disse...

Para terminar o assunto e mostrar quem é Imbecil" e "mentiroso", aqui está o que aconteceu a este comentário no "Umbigo":

"O Crato é bom! Diz:
O seu comentário aguarda moderação.
Junho 5, 2012 at 10:04 am
#2
O bicho é um daqueles que gosta de penetrae e comer coisas doces, Maria.
Vê aqui se o teu orgulho, que me chama imbecil e mentiroso sem qualquer razão, fala verdade (no Educar a Educação, parece-me mais o Fafe a responder pelo patrão):
http://educar.wordpress.com/2012/04/17/agenda-135/"

O comentário foi enviado para aqui:
http://educar.wordpress.com/2012/06/04/uote-3/#comment-705553

Anónimo disse...

è verdade. Naquele blogue do fafe&guinote, o pessoal foi suavemente enganado a votar nestes gajos, e depois de tudo continuam a ridicularizar quem é do contra e quem não aceita a cartilha guinote.

Anónimo disse...

Tinha dado o assunto por terminado, peço imensa desculpa ao Nuno Domingues pela paciência.
Mas o Guinote (e suponho que o Fafe, aqui neste blogue) chamou-me mentiroso e imbecil no post do link acima, dirigindo-se a uma tal Maria Doce que também me chamou bicho. E depois não teve a hombridade de publicar a minha resposta, ao menos como defesa. Pobreza de espírito.

Anónimo disse...

Pelo que leio aqui
http://educar.files.wordpress.com/2012/06/matrizes_do_ensino_basico_e_secundario.pdf
Os 135 minutos já foram... é dr mais uns diazitos que nem os do 7º e 8º se mantêm!