Autor

14 de junho de 2012

No próximo ano lectivo: Educação Física não vai contar para a média


"A nota da disciplina de Educação Física vai deixar de contar para a média final do ensino secundário e para a entrada na universidade já a partir do próximo ano lectivo, confirmou ao CM o Ministério da Educação e Ciência.
Um despacho a formalizar a mudança será publicado em breve, revelou fonte da tutela. Introduzida em 2004 por David Justino, ministro da Educação no governo de Durão Barroso, a medida foi sempre muito contestada, por prejudicar alunos com pouca aptidão para o desporto.
"É uma medida positiva, porque vai libertar os alunos de uma pressão desnecessária", disse ao CM Albino Almeida, da Confederação Nacional de Associações de Pais (Confap). Num texto publicado no blogue A Educação do meu Umbigo, a Associação de Professores de Educação Física considerou esta medida, juntamente com a redução da carga horária, "o maior ataque institucional dos últimos vinte anos a esta disciplina", e apelou aos docentes para se mobilizarem nas escolas."

6 comentários:

Paulo Oliveira disse...

Num país em que 30% das crianças e jovens revelam ser obesos e pré-obesos esta medida irá agravar mais esta situação. È lamentável que se prejudique a saúde e o bem estar da nossa juventude, que é o bem mais precioso da nossa sociedade. Deviamos sim, valorizar hábitos saudáveis de vida e incentivar os nossos jovens a praticar desporto.

Paulo Oliveira

Anónimo disse...

Paulo, uma coisa não invalida a outra, a disciplina continua, deixa e muito bem de contar para a média do secundário, mas ainda conta para média dos segundo e terceiros ciclos, o que faz bem porque aí a média para nada mais vale do que para um diplomazeco de mérito, que também havia de acabar.

Anónimo disse...

Estranha concepção de currículo em que a avaliação de umas disciplinas conta e de outras não.

Anónimo disse...

A estranheza é só de agora? É que EMR(C) e FC também não contam! Agora dá jeito, porque se perde poder.

Anónimo disse...

17:29
É de parolo indentificar avaliação com poder. Mas de parolos estão as escolas cheias. Sinta-se acompanhado.

Anónimo disse...

00:57
Leia primeiro uns livrinhos sobre Poder na Escola e depois venha conversar outra vez!