Autor

26 de outubro de 2012

Pais são melhores gestores que o estado quando optam por pagar a escola dos filhos.

Ficou-se hoje a saber que:

"O custo médio por aluno nas escolas públicas estava, em 2009/2010, nos 4415 euros. Nos colégios com contratos de associação situava-se nos 4522 euros. Os cálculos foram efectuados pelo Tribunal de Contas (TC) e os valores divulgados na quinta-feira, mas a utilidade, como reconhece o próprio tribunal, é praticamente nula."

Estamos a falar de uma anuidade paga pelo estado entre os 4415 euros, aos colégios com contrato de associação, e os 4522 euros no caso das escolas públicas.
Pela tabela que apresento em baixo, referente a um colégio privado sem contrato de associação, concluiu-se que a anuidade paga pelos pais nessa instituição é de, em média, 2223 euros, ou seja praticamente metade do que o estado gasta quer nas escolas públicas, quer nos colégios com contrato de associação.
Porque entendo que a comparação deve ser feita entre realidades idênticas, particular/particular, e não entre o particular e o público, vejam só a dimensão do lucro dos colégios com contrato de associação, mais de metade do que lhes é pago! 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode ainda somar ao lucro as criativas manobras de gestão da maioria destes colégios com as remunerações dos seus docentes