Autor

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desdobramento nas Ciências do 3º Ciclo – Modelos de concretização da distribuição da carga horária.


Do esclarecimento da DGIDC às dúvidas mais frequentes sobre a Revisão da Estrutura Curricular conclui-se que não haverá uma única solução para a questão dos desdobramentos nas Ciências do 3ºCiclo. Assim, apresentam-se aqui dois modelos de distribuição da carga horária passíveis de adopção pelas escolas no âmbito da autonomia que lhes é conferida nesta matéria, respeitando o valor global previsto nos horários de alunos e professores.


Modelo 1 Proposta de concretização do MEC


Com alternância semanal
Tempos para os alunos no total das duas disciplinas
Tempos para os professores


Semana A
Turno 1
180(1) CN + 90 FQ

Turno 1 – 6 Tempos
Turno 2 – 6 Tempos

CN – 4 Tempos
FQ – 4 Tempos
Turno 2
90 CN + 180(1) FQ


Semana B
Turno 1
90 CN + 180(1) FQ

Turno 1 – 6 Tempos
Turno 2 – 6 Tempos

CN – 4 Tempos
FQ – 4 Tempos
Turno 2
180(1) CN + 90 FQ
(1) dos quais 90 minutos com metade da turma (actividade experimental).


 Modelo 2Outra forma de concretização


Sem alternância semanal
Tempos para os alunos no total das duas disciplinas
Tempos para os professores

135(2) CN + 135(2) FQ

6 Tempos

CN – 4 Tempos
FQ – 4 Tempos

(2) dos quais 45 minutos com metade da turma (actividade experimental).

"O coro de Formação Cívica"