Autor

24 de janeiro de 2013

O processo de agregação de escolas continuará...


... até porque em Outubro haverá dança das cadeiras nas autarquias!

"AGREGAÇÃO DE ESCOLAS
Tendo em conta o compromisso assumido pelo Ministério da Educação e Ciência de concluir o processo de agregação de escolas e a constituição de novos agrupamentos, realizaram-se ao longo dos últimos meses entre o MEC, as autarquias e as escolas reuniões sobre a reorganização da rede escolar em todo o País. Resultaram 67 novas unidades orgânicas, baseadas nos seguintes princípios essenciais: 
(...)
Alguns foram constituídos a partir das propostas apresentadas pelo MEC, outros tiveram por base propostas feitas pelas autarquias e pelos próprios agrupamentos e escolas não agrupadas. Algumas destas últimas constituíam modelos diferentes dos apresentados pelo Ministério, mas, sendo consistentes e obtendo consenso na comunidade educativa, foram aceites.
Os novos agrupamentos entram em funcionamento logo que as novas Comissões Administrativas Provisórias (CAP) sejam nomeadas. As escolas que os constituem continuarão a funcionar normalmente.
Em alguns distritos e concelhos, há lugar ainda a reuniões para concluir processos. É importante também lembrar que a população escolar é dinâmica, pelo que a rede escolar não pode ser estanque.
Com as agregações estabelecidas, fica agora concluído o essencial deste processo."