Autor

9 de novembro de 2013

Quando os contratos de associação andam à boleia do ensino particular puro e duro!

Depois de saber que a média nacional nas escolas particulares é de 10,71 valores, enquanto no ensino público a média desce para 9,43 valores, resolvi calcular a média dos colégios com contrato de associação servindo-me destas listas e do ranking do Expresso.

Assim concluí que a média nacional nas escolas particulares sobe para 11,53 valores sem os colégios com contrato de associação devido à sua média nacional ser de 9,59 valores.

Se considerarmos que alguns colégios com contrato de associação seleccionam os alunos, quer porque o contrato não engloba a totalidade das turmas, quer porque o fazem (ponto), agora que estes contratos não obedecem legalmente à falta cobertura da rede de escolas públicas é caso para dizer que nestas escolas particulares há muito a melhorar... 


Nota - Não consegui encontrar a média de quatro instituições: Escola de Formação Social e Rural de Lamego; INED - Instituto de Educação e Desenvolvimento (Maia); Colégio de Gaia; Escola de Formação Social e Rural de Leiria.

Ranking das Escolas 2013 - Expresso

Aqui: http://expresso.sapo.pt/ranking-escolas-2013?rank=rank4