Autor

24 de novembro de 2021

Por Fafe - Emprego A La Carte

 

www.base.gov.pt

Comentário: Por Fafe, o lema de terra justa é mesmo uma miragem. Políticos sem vergonha perpetuam o seu poder fomentando a desigualdade, alargando a sua lista de dependentes e consequentemente de votos. 

Já nem falo nos muitos dinheiros (de todos nós) dados de forma avulsa às coletividades. 

Há, efetivamente, fafenses de primeira e de segunda!

A área da educação não é exceção à regra. Não há espirito crítico que contrarie o fim do mês, o que provavelmente explica o porquê de tanto compactuar. 

Estes ajustes diretos mostram bem, pela sua prática reiterada, a dimensão do despudor. 

Cá por casa...

 Após 20 anos como professor e mais alguns a trabalhar com crianças em contexto de aprendizagem, decide continuar o caminho mas, desta vez, cá por casa.

Há algum tempo que me inquieta a enorme diferença metodológica entre as aprendizagens da pré-escolar e do ensino básico, sobretudo no primeiro ciclo. Algo drasticamente disruptivo e com forte impacto no desenvolvimento das aprendizagens e, claro, das próprias crianças! 

É sem espanto que, a nível do ensino básico e secundário, vejo o ensaio de novos espaços de modelos de sala de aula que fomentam metodologias muito semelhantes às praticadas na educação pré-escolar.

Foi por isso, e não só, que por aqui se decidiu criar um projeto educativo próprio, aproveitando o trabalho desenvolvido a nível da pré-escolar e dos dois primeiros anos do ensino básico, não  hipotecando a qualidade das aprendizagens vindouras pela inércia de um projeto educativo, na sua essência, típico dos anos oitenta. 



 

Corrupção endémica - 2 dias depois todos veem, todos sabem, todos se calam


Pensamento solto - 1

 Conhecimento


A fonte de conhecimento deve ser suficientemente atrativa ao ponto de o podermos obter a partir da sua essência. Talvez assim, a partir do seu estado mais primitivo, seja mais fácil dar-lhe a nossa forma e consequentemente adquiri-lo. Então, deveremos resistir ao conhecimento embalado como se de um pronto-a-vestir se tratasse. O conhecimento embora universal deve ser explorado em diferentes abordagens de acordo com a curiosidade e o contexto do explorador. Essa exploração deve ocorrer algures num ponto confortável entre o interior e o exterior do indivíduo.