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25 de novembro de 2021

Tiques "democráticos"

Sexta às 9. Suspensão do programa é “humilhação pública para a equipa”

Ferro

 



Centros interpretativos: História de Portugal (em construção)

  Dinastia Afonsina 1143-1385

Castelo de Guimarães -Centro Interpretativo (Guimarães)

Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros (Fronteira) 1384

 

Dinastia de Avis 1385-1580

Centro Interpretativo da Ordem D´Avis (Avis)

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (Porto de Mós) 1385

 

Dinastia Filipina 1581-1640

 

Dinastia de Bragança 1640-1910

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (Lourinhã) 1808

 “Mortágua na Batalhado Bussaco” - Centro de Interpretação (Mortágua) 1810

Centro de Interpretação das Linhas de Torres (Arruda dos Vinhos) 1810

Pensamento solto - 2

Leitura e interpretação

Ler e interpretar uma palavra ou um texto, um algarismo ou um número, uma nota musical ou uma partitura, uma cor ou uma pintura, uma luz ou um arco-íris, um traço ou um desenho, um passo ou uma dança, uma expressão ou uma emoção, um contexto ou um acontecimento, uma língua ou uma cultura, um elemento ou uma molécula, um mineral ou uma rocha, uma célula ou um organismo, um minério ou um produto, uma ideia ou uma teoria, fazem da leitura e da interpretação ferramentas indispensáveis para um crescimento capaz e saudável.

Tabuada, retângulos, quadrado e raiz quadrada

 

O desafio é a tabuada. 

Após previamente definirmos uma unidade de área (quadrado 5mm), representamos numa folha de papel milimétrico colunas e linhas com 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7… unidades. 

Do seu cruzamento obtivemos retângulos com a área correspondente à multiplicação da área da linha pela área da coluna. Por exemplo, uma linha com 3 unidades que se cruza com uma coluna de 5 unidades, resulta num retângulo de 15 unidades. 

Interessante verificar que o contrário (linha com 5 unidades por coluna com 3 unidades) dá um retângulo exatamente igual mas com orientação diferente (de vertical passou a horizontal).

Verificar também que há uns retângulos particulares na tabela - os quadrados.

Os quadrados resultam do encontro de unidades iguais (exemplo: 4 e 4).

Os retângulos quadrados estão marcados pela linha vermelha diagonal.

Reparem agora noutro pormenor. Sabemos que a raiz duma árvore é a sua base. Então a raiz dum quadrado será o número do seu lado (por exemplo: raiz de 16 é 4). Talvez seja mais fácil dizermos a raiz (origem, lado) do quadrado de área 16 é 4. 

Boa matemática!