Autor

1 de dezembro de 2021

Serra da Freita

Serra da Freita - Arouca Geopark


"

Bem-vindo ao Arouca Geopark >Conhecer >Serras e Rios >Serra da Freita

Erguendo-se como um gigante sobre a vila de Arouca, a Freita estende o seu manto verde por terras de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. A sua magia, o seu encantamento fácil, o ar de paraíso perdido que vai deixando transparecer a quem nela se embrenha, fazem da «Serra Encantada» um dos pontos de passagem e paragem obrigatórias do Arouca Geopark. Atravessar os seus caminhos significa ir ao encontro de pontos da história destas terras, como a Mamoa da Portela da Anta, de pequenas aldeias que se encaixam na paisagem, de fenómenos únicos no mundo, como as Pedras Parideias, e de paisagens de cortar a respiração, como junto à Frecha da Mizarela. Ao longo do planalto, encontramos 17 dos 41 geossítios do Arouca Geopark, condições únicas para a prática de alguns desportos de aventura e percursos pedestres que nos guiam pela beleza singular desta serra."

Diria que o Arouca Geopark é de visita e revisita obrigatória. Os serviços educativos deste e doutros lugares ligados à Geologia por este país fora, com recursos presenciais e não presenciais, podem ser consultados nestas 220 páginas.

Áreas curriculares: Estudo do Meio, Geologia

Aprendizagens: (em construção)

Experiências: Contacto com a natureza

Avaliação: TOP!

Fafe, cidade educadora? Está bem!

“A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”, efetivamente, tudo aquilo que anda à volta do ensino, nomeadamente: transporte, alimentação, manuais (no fundo a ação social) isso vai havendo. Já o ensino propriamente, ou seja, a oferta de ensino, a oferta de apoio ao ensino e o enriquecimento do ensino não é oferecido a todos da mesma forma. A começar pela oferta das AEC, passando pela Academia de Música que só a partir do 5º ano está disponível de modo gratuito, o apoio ao estudo para quem não pode pagar centros de estudo, o acesso seletivo às atividades, (...)

Já para não falar no quase nulo investimento das ciências, que se fosse medido pelo betão estaria garantido! (Mas como agora há uns milhões do PRR para gastar pode ser que seja desta...)

 Ainda há tanto para fazer fruto dos erros dum passado recente, em que os interesses pessoais se sobrepuseram aos coletivos! 

Agora, em propaganda, Fafe é rei!