Autor

13 de junho de 2022

20 anos!

Ontem, o calendário contou vinte anos desde o dia em que me profissionalizei como professor.


Nestes 20 anos fui acumulando experiências oriundas de mais de 30 contratos em mais de 20 escolas. Porém, nos últimos 9 anos aquilo que mais acumulei foram curtos períodos de lecionação, o que não é o mesmo que ser professor - eu sei! Mas também sei que, sem estes 9 anos, jamais teria chegado onde cheguei, jamais me teria reencontrado com a arte de facilitar aprendizagens (se é que alguma vez me perdi) .
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder criar materiais - aqueles que melhor facilitem a aprendizagem da criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder encontrar a metodologia mais capaz - aquela que melhor se enquadre com a aprendizagem a desenvolver pela criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder procurar e/ou respeitar aquele contexto em que a criança está mais motivada para aprender.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder voltar a conversar sobre "educação" como se fosse a primeira vez. 
O local já não é o mesmo de há 20 anos, mas o pensamento ao final do dia é exatamente o mesmo - "Amanhã vai ser tão bom quanto hoje!"
Em suma: Agora, agora tenho tempo e contexto para ser professor!

Sem comentários: