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25 de novembro de 2021

Tabuada, retângulos, quadrado e raiz quadrada

 

O desafio é a tabuada. 

Após previamente definirmos uma unidade de área (quadrado 5mm), representamos numa folha de papel milimétrico colunas e linhas com 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7… unidades. 

Do seu cruzamento obtivemos retângulos com a área correspondente à multiplicação da área da linha pela área da coluna. Por exemplo, uma linha com 3 unidades que se cruza com uma coluna de 5 unidades, resulta num retângulo de 15 unidades. 

Interessante verificar que o contrário (linha com 5 unidades por coluna com 3 unidades) dá um retângulo exatamente igual mas com orientação diferente (de vertical passou a horizontal).

Verificar também que há uns retângulos particulares na tabela - os quadrados.

Os quadrados resultam do encontro de unidades iguais (exemplo: 4 e 4).

Os retângulos quadrados estão marcados pela linha vermelha diagonal.

Reparem agora noutro pormenor. Sabemos que a raiz duma árvore é a sua base. Então a raiz dum quadrado será o número do seu lado (por exemplo: raiz de 16 é 4). Talvez seja mais fácil dizermos a raiz (origem, lado) do quadrado de área 16 é 4. 

Boa matemática!

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