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24 de novembro de 2021

Cá por casa...

 Após 20 anos como professor e mais alguns a trabalhar com crianças em contexto de aprendizagem, decide continuar o caminho mas, desta vez, cá por casa.

Há algum tempo que me inquieta a enorme diferença metodológica entre as aprendizagens da pré-escolar e do ensino básico, sobretudo no primeiro ciclo. Algo drasticamente disruptivo e com forte impacto no desenvolvimento das aprendizagens e, claro, das próprias crianças! 

É sem espanto que, a nível do ensino básico e secundário, vejo o ensaio de novos espaços de modelos de sala de aula que fomentam metodologias muito semelhantes às praticadas na educação pré-escolar.

Foi por isso, e não só, que por aqui se decidiu criar um projeto educativo próprio, aproveitando o trabalho desenvolvido a nível da pré-escolar e dos dois primeiros anos do ensino básico, não  hipotecando a qualidade das aprendizagens vindouras pela inércia de um projeto educativo, na sua essência, típico dos anos oitenta. 



 

Corrupção endémica - 2 dias depois todos veem, todos sabem, todos se calam


Pensamento solto - 1

 Conhecimento


A fonte de conhecimento deve ser suficientemente atrativa ao ponto de o podermos obter a partir da sua essência. Talvez assim, a partir do seu estado mais primitivo, seja mais fácil dar-lhe a nossa forma e consequentemente adquiri-lo. Então, deveremos resistir ao conhecimento embalado como se de um pronto-a-vestir se tratasse. O conhecimento embora universal deve ser explorado em diferentes abordagens de acordo com a curiosidade e o contexto do explorador. Essa exploração deve ocorrer algures num ponto confortável entre o interior e o exterior do indivíduo.

23 de novembro de 2021

Novo mapa de QZP?

 


A julgar pelo relatório que por aí anda, não me admirava que o novo mapa de QZP fosse o correspondente às comunidades intermunicipais.

Como é um Laboratório de Educação Digital?

Aqui: Catálogo Nautilus

PRR, LED, STEAM e companhia limitada...

 Resolução do Conselho de Ministros n.º 155/2021


Comentário:

No âmbito do PRR vão ser gastos 48 milhões de euros para Laboratórios de Educação Digital (LED). Fico sempre com a ideia de que os fundos europeus são uma espécie de saldos onde se gasta dinheiro em coisas interessantes mas não essenciais, quando muitas essenciais ainda faltam. 

Este tique para com os dinheiros europeus já leva uns bons 30 anos.  

É quase como comprar uma coleção de quadros por 150.000€ e gastar mais de meio milhão de euros em betão para os mostrar. 

Enfim! Tiques de um país novo-rico.