Autor

10 de julho de 2022

A Luz da Glória

Obrigado! Obrigado ao Júri pela sensibilidade; ao Consórcio pela iniciativa; à minha filha, porque sem ela o conto não teria sido escrito; à minha família e aos meus amigos por o serem!


"Que as crianças, os seus sonhos, as suas opiniões e os seus riscos sejam sempre respeitados."


Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho”


13 de junho de 2022

20 anos!

Ontem, o calendário contou vinte anos desde o dia em que me profissionalizei como professor.


Nestes 20 anos fui acumulando experiências oriundas de mais de 30 contratos em mais de 20 escolas. Porém, nos últimos 9 anos aquilo que mais acumulei foram curtos períodos de lecionação, o que não é o mesmo que ser professor - eu sei! Mas também sei que, sem estes 9 anos, jamais teria chegado onde cheguei, jamais me teria reencontrado com a arte de facilitar aprendizagens (se é que alguma vez me perdi) .
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder criar materiais - aqueles que melhor facilitem a aprendizagem da criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder encontrar a metodologia mais capaz - aquela que melhor se enquadre com a aprendizagem a desenvolver pela criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder procurar e/ou respeitar aquele contexto em que a criança está mais motivada para aprender.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder voltar a conversar sobre "educação" como se fosse a primeira vez. 
O local já não é o mesmo de há 20 anos, mas o pensamento ao final do dia é exatamente o mesmo - "Amanhã vai ser tão bom quanto hoje!"
Em suma: Agora, agora tenho tempo e contexto para ser professor!

3 de maio de 2022

Ser criança ou ser melhor?

A necessidade que o adulto tem de incutir numa criança a ideia de ser a melhor (entenda-se por melhor a definição comummente aceite e uniforme de sucesso), num claro reflexo do já conhecido, não só condiciona o crescimento da criança como a direciona num caminho formatado que cria barreiras a que cada criança tenha dela e traga até nós a sua perceção, que pode ou não ser semelhante àquela onde ela nasceu e cresce. Ao invés, é exatamente ao permitir que a diferença da criança se possa afirmar nela mesma, que então ocorrerá o verdadeiro sucesso dessa criança e a evolução dos que a circundam.
É impressionante a capacidade que o adulto tem de reduzir a vivência de uma criança, e por conseguinte a sua aprendizagem, a uma classificação numa folha de papel vazia de qualquer emoção mas que tantas emoções destrói.
O trabalho não se esgota na etapa para o qual trabalhámos, pois é precisamente depois desse fim que recolhemos a verdadeira aprendizagem - aquela que ficou para nós e para os outros - aquela que verdadeiramente ficou.
Talvez as guerras não sejam alheias ao resultado de mentalizarmos cada criança para que tem ser a melhor, a primeira, o epíteto da perfeição, o exemplo de… coisa nenhuma - uma criança deve ser ela própria e permitir-se conhecer antes de qualquer modelo que lhe queiram impor para mordaça do seu eu.
Deixemos as crianças serem crianças. 

1 de maio de 2022

Mãe

 Mãe há só uma!

 Frase simples e profunda. 

 Muitos não lhe sabem dar valor. 

 Ó que tolos, por favor! 

 A minha mãe é parte de minh´alma 

 E minha educação 

 Nela há sempre uma lição

 Mesma quando lhe falta a calma 

 Mulher de luta e exemplo 

 Nela tenho orgulho imenso 

 Qual ouro, mira ou incenso 

 A minha mãe é o maior tesouro 

 Meu porto de abrigo 

 Ligação que vem desde o umbigo. 


 Gosto muito de Ti, minha Mãe!

23 de abril de 2022

Ser criança a aprender

 

Todo o pai (mãe ou pai) procura o melhor para seu filho.
Todo o estado procura ter o cidadão mais capaz para a sua cultura.
Uma escola será tanto mais capaz quanto melhor facilitar a aprendizagem.
A utopia da escola é replicar em contexto artificial o contexto natural e quotidiano da aprendizagem.
A utopia do ser humano é ser feliz.
A utopia duma criança é brincar, mas a utopia que o adulto tem para essa mesma criança é o fim de a fazer adulta. Então, o que em primeiro lugar o adulto deve fazer é aprender a potenciar a educação na infância.
A criança nasce com código comunicacional próprio e único, e na adaptação ao mundo que encontra, o adulto tem o dever de criar um equilíbrio dinâmico entre o código intrínseco à criança e o código social e cultural onde essa criança cresce.
Aprender em contexto real é facilitador da aprendizagem, não só pela diversidade das interações, mas também pela comunhão síncrona entre o local de aprenidizagem e o local onde se pretende que se aplique o conhecimento.

1 de janeiro de 2022

2022

Se tomarmos por referência a duração do movimento da Terra em torno do Sol e a era cristã, então iniciamos um novo ano. Um bom ano de 2022...