10 de julho de 2022
13 de junho de 2022
20 anos!
Ontem, o calendário contou vinte anos desde o dia em que me profissionalizei como professor.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder criar materiais - aqueles que melhor facilitem a aprendizagem da criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder encontrar a metodologia mais capaz - aquela que melhor se enquadre com a aprendizagem a desenvolver pela criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder procurar e/ou respeitar aquele contexto em que a criança está mais motivada para aprender.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder voltar a conversar sobre "educação" como se fosse a primeira vez.
O local já não é o mesmo de há 20 anos, mas o pensamento ao final do dia é exatamente o mesmo - "Amanhã vai ser tão bom quanto hoje!"
Em suma: Agora, agora tenho tempo e contexto para ser professor!
3 de maio de 2022
Ser criança ou ser melhor?
A necessidade que o adulto tem de incutir numa criança a ideia de ser a melhor (entenda-se por melhor a definição comummente aceite e uniforme de sucesso), num claro reflexo do já conhecido, não só condiciona o crescimento da criança como a direciona num caminho formatado que cria barreiras a que cada criança tenha dela e traga até nós a sua perceção, que pode ou não ser semelhante àquela onde ela nasceu e cresce. Ao invés, é exatamente ao permitir que a diferença da criança se possa afirmar nela mesma, que então ocorrerá o verdadeiro sucesso dessa criança e a evolução dos que a circundam.
É impressionante a capacidade que o adulto tem de reduzir a vivência de uma criança, e por conseguinte a sua aprendizagem, a uma classificação numa folha de papel vazia de qualquer emoção mas que tantas emoções destrói.
O trabalho não se esgota na etapa para o qual trabalhámos, pois é precisamente depois desse fim que recolhemos a verdadeira aprendizagem - aquela que ficou para nós e para os outros - aquela que verdadeiramente ficou.
Talvez as guerras não sejam alheias ao resultado de mentalizarmos cada criança para que tem ser a melhor, a primeira, o epíteto da perfeição, o exemplo de… coisa nenhuma - uma criança deve ser ela própria e permitir-se conhecer antes de qualquer modelo que lhe queiram impor para mordaça do seu eu.
Deixemos as crianças serem crianças.
1 de maio de 2022
Mãe
Mãe há só uma!
Frase simples e profunda.
Muitos não lhe sabem dar valor.
Ó que tolos, por favor!
A minha mãe é parte de minh´alma
E minha educação
Nela há sempre uma lição
Mesma quando lhe falta a calma
Mulher de luta e exemplo
Nela tenho orgulho imenso
Qual ouro, mira ou incenso
A minha mãe é o maior tesouro
Meu porto de abrigo
Ligação que vem desde o umbigo.
Gosto muito de Ti, minha Mãe!
23 de abril de 2022
Ser criança a aprender
Todo o pai (mãe ou pai) procura o melhor para seu filho.
Todo o estado procura ter o cidadão mais capaz para a sua cultura.
Uma escola será tanto mais capaz quanto melhor facilitar a aprendizagem.
A utopia da escola é replicar em contexto artificial o contexto natural e quotidiano da aprendizagem.
A utopia do ser humano é ser feliz.
A utopia duma criança é brincar, mas a utopia que o adulto tem para essa mesma criança é o fim de a fazer adulta. Então, o que em primeiro lugar o adulto deve fazer é aprender a potenciar a educação na infância.
A criança nasce com código comunicacional próprio e único, e na adaptação ao mundo que encontra, o adulto tem o dever de criar um equilíbrio dinâmico entre o código intrínseco à criança e o código social e cultural onde essa criança cresce.
Aprender em contexto real é facilitador da aprendizagem, não só pela diversidade das interações, mas também pela comunhão síncrona entre o local de aprenidizagem e o local onde se pretende que se aplique o conhecimento.
1 de janeiro de 2022
2022
Se tomarmos por referência a duração do movimento da Terra em torno do Sol e a era cristã, então iniciamos um novo ano. Um bom ano de 2022...
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