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15 de janeiro de 2023

Agradecimento

Quem me conhece sabe o quanto luto e lutei, muitas vezes sozinho, por uma escola melhor - por blogue, intermitentemente, desde 2010; por tribunal entre 2013 e 2020; por candidatura em 2013; por representação entre 2019 e 2021; por projeto hoje e antes; por atitude sempre; por muito lado ao longo destes mais de 20 anos que levo como professor. Mas, ontem, quis a sincronia que, no dia 14 de janeiro, tivesse um dos melhores retornos que poderia ter - ver a classe docente unida e, sobretudo, vê-la unida de dentro para fora. E, por isso, talvez a manifestação de ontem seja única e, talvez, por isso mesmo, quero ainda acreditar que, não que seja desta vez que as coisas fiquem “perfeitas”, mas que, pelo menos, desta vez as questões essenciais do ensino e as questões basilares às necessidades humanas dos professores ganhem prioridade na agenda da educação. 

A todos quanto usaram o seu tempo e o seu dinheiro para estarem, ontem, em Lisboa, em defesa da escola pública e dos professores deixo aqui o meu reconhecido: OBRIGADO!

Da minha parte, continuarei em GREVE!

17 de agosto de 2022

Professor? Será?

Todos nós nos cruzamos com inúmeros professores ao longo da nossa formação, seja ela básica ou superior.

Será que todos quantos estiveram à nossa frente numa sala de aula eram professores?

Que competências tinham aqueles que consideramos professores?

Será que o conhecimento por si só chega para se ser professor?

E qual o peso do conhecimento num professor há 30 anos e hoje? Será q é o mesmo?

Não deverá ser o professor do século XXI um facilitador de aprendizagem mais do que uma fonte de conhecimento?

Se o acesso ao conhecimento mudou, porque continuamos a olhar para os professores (sobretudo os do ensino não superior) como uma fonte de conhecimento?

Será que em vez de andarmos a recrutar licenciados não professores, não deveríamos reformular o modelo de ensino e potenciarmos as qualidades daqueles que ainda são professores?

Será que o atual modelo de manuais escolares serve, em primeiro lugar, os alunos?

Será que o espaço de sala de aula está de acordo com as necessidades das crianças do século XXI?

Quantos professores, mesmo não conseguindo indicar uma alternativa, se revêem no modelo de escola atual?

Não estará este modelo de escola cada vez mais contra a essência das crianças?

Será que este modelo de escola potencia as capacidades do indivíduo ou formata?

Será este modelo de escola percursor da liberdade?

10 de julho de 2022

A Luz da Glória

Obrigado! Obrigado ao Júri pela sensibilidade; ao Consórcio pela iniciativa; à minha filha, porque sem ela o conto não teria sido escrito; à minha família e aos meus amigos por o serem!


"Que as crianças, os seus sonhos, as suas opiniões e os seus riscos sejam sempre respeitados."


Prémio “Minho Storytelling – Novos Olhares sobre o Minho”


13 de junho de 2022

20 anos!

Ontem, o calendário contou vinte anos desde o dia em que me profissionalizei como professor.


Nestes 20 anos fui acumulando experiências oriundas de mais de 30 contratos em mais de 20 escolas. Porém, nos últimos 9 anos aquilo que mais acumulei foram curtos períodos de lecionação, o que não é o mesmo que ser professor - eu sei! Mas também sei que, sem estes 9 anos, jamais teria chegado onde cheguei, jamais me teria reencontrado com a arte de facilitar aprendizagens (se é que alguma vez me perdi) .
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder criar materiais - aqueles que melhor facilitem a aprendizagem da criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder encontrar a metodologia mais capaz - aquela que melhor se enquadre com a aprendizagem a desenvolver pela criança.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder procurar e/ou respeitar aquele contexto em que a criança está mais motivada para aprender.
Agora, agora tenho tempo e contexto para poder voltar a conversar sobre "educação" como se fosse a primeira vez. 
O local já não é o mesmo de há 20 anos, mas o pensamento ao final do dia é exatamente o mesmo - "Amanhã vai ser tão bom quanto hoje!"
Em suma: Agora, agora tenho tempo e contexto para ser professor!